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Artigo de Maria Inês Fornazaro, presidente da ABO Nacional.

Quando as ouvidorias começaram a ser criadas no Brasil, entre as décadas de 1980 e 1990, havia grande curiosidade e desconhecimento sobre o papel do (a) profissional que seria responsável por esta missão. Sim, porque, ontem como hoje, exercer a ouvidoria é um compromisso com valores e com a solução das demandas encaminhadas pelo consumidor, em segunda instância, assim como a melhoria da gestão.

A Secretaria de Administração do Estado, através do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos - CEFOSPE, disponibiliza mensalmente capacitações nas diversas áreas do conhecimento: comunicação, conhecimentos jurídicos, gestão ambiental, gestão orçamentária e financeira, licitações, contratos e convênios, gestão pública e gestão de pessoas.

A Ouvidoria-Geral do Estado de Pernambuco implantada há 10 anos, se tornou referência na qualidade da resposta encaminhada aos cidadãos após análise das manifestações recebidas. A Ouvidoria-Geral da União aprovou a técnica e adaptou para uso próprio. Os estados do Maranhão e do Ceará estudam a forma de replicar o indicador desenvolvido.

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