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A Associação Brasileira de Ouvidores Seccional Pernambuco, ABO-PE, realizou em 19/08/2021, sua II Assembleia ordinária. Foram tratados pontos importantes a respeito do funcionamento das ouvidorias públicas e privadas e da Associação. Contamos com a colaboração da  palestrante Ana América, especialista em Psicologia Organizacional, que com muita clareza e objetividade nos presenteou com o tema: Quem Cuida de Nós?
A ABO-PE completará 20 anos no mês de outubro e nesse mês estará com as inscrições abertas para eleição da nova diretoria biênio 2022-2023, venha fazer parte dessa equipe. #somostodosabope

 

OBJETIVO: Capacitar profissionais que atuam na Ouvidoria e demais áreas correlatas para realizarem a gestão dos conflitos de forma técnica e eficaz, estimulando a prática do diálogo e da escuta ativa, buscando desenvolver a Cultura da Paz e utilizando as ferramentas da Mediação para resolução autocompositiva e consensual das divergências.  O curso visa apresentar os conceitos teóricos que abrangem a Mediação de Conflitos e realizar exercícios práticos com simulações de conflitos organizacionais e interpessoais.

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Em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor, comemorado no dia 16 de março, profissionais da área que atuam na Rede de Ouvidorias do Poder Executivo estadual e de outras instituições públicas e privadas participaram, na manhã de ontem (16), de encontro virtual. Realizado pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) – vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) –, em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombusdman – Seccional Pernambuco (ABO-PE), o evento foi marcado por uma conversa descontraída sobre “O desafio de ouvir”, conduzida pelo psicólogo clínico Oscar Vilaça. 

Ao abrir o encontro festivo, a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet, parabenizou a todos pelo dia e exaltou a importância das ouvidorias, principalmente as do setor púbico. “É uma missão árdua. Quem trabalha em ouvidoria sabe disso. Eu vim conhecer profundamente o trabalho, quando cheguei na Controladoria, em 2019, e me encantei. Tem todo o meu respeito e admiração”, enfatizou.

Ela destacou, ainda, que para o trabalho de ouvidoria, além do conhecimento técnico é preciso ter empatia. “É necessário a gente saber receber e se colocar no lugar do outro, daquela pessoa que vem buscar a solução de um problema. É preciso ter empatia, especialmente em momentos tão desafiadores como foi 2020 e como deve ser 2021, por conta da pandemia do novo coronavírus”, ressaltou.

Presente na reunião, a vice-presidente da ABO-PE, Zélia Correia, agradeceu a OGE pela parceria de quase 13 anos e enfatizou a relevância da data. “Hoje eu parabenizo todos vocês pelo desempenho, força de vontade e determinação, principalmente neste período de pandemia. Parabenizo tanto os ouvidores públicos, como os ouvidores que atendem os clientes de suas empresas, que são os associados da ABO”, frisou Zélia, que também é a coordenadora de Atendimento ao Cidadão da OGE.

ESCUTATÓRIA – O psicólogo clínico Oscar Vilaça iniciou sua explanação dizendo ser preciso repensar a palavra desafio, inserida no tema do bate papo. “Ouvir é um dom que a pessoa tem, especialmente numa carreira sensível como é a do ouvidor”, disse. Oscar, que também é procurador da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), falou, ainda, que muito mais que ouvir é preciso escutar.

“Ouvir é algo muito mecânico, é uma questão sensorial, automática. Já escutar é entender o contexto e ter empatia para enxergar o mundo através dos olhos do outro”, explicou, ressaltando que “escutar está além do simples ouvir”. É necessário, segundo ele, ressignificar conceitos, transformado, por exemplo, o desafio de ouvir na arte de escutar. “Trabalhem a arte de escutar”, recomendou.

Ao encerrar o encontro, a diretora da OGE, Elisa Andrade, ressaltou que a missão diária de todos os que fazem a ouvidoria é escutar, estando sempre em contato com a sociedade, tratando com cordialidade. “Precisamos escutar e falar com clareza e objetividade, nos fazendo entender”, concluiu. Da equipe da DOGE, também participaram da reunião, Maria Luiza Trindade e Ana Luiza Trapiá, que respondem, respectivamente, pela Coordenação e chefia da Rede de Ouvidorias.

HISTÓRICO – O Dia Nacional do Ouvidor foi instituído em 16 de março de 1995, em decorrência da criação da ABO. Porém, apenas em 2012, com a publicação da Lei Federal de No 12.232, a data foi oficializada. Receber críticas, sugestões, denúncias, reclamações e agir na defesa imparcial da comunidade são funções básicas do ouvidor. É ele quem dimensiona cada demanda de forma a garantir o exercício da cidadania e, com isso, garantir um estado democrático.

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
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Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028

Para orientar e esclarecer todas as dúvidas da população sobre o Decreto Estadual nº 50.433/21, publicado hoje (16) no Diário Oficial do Estado e que intensifica as medidas restritivas adotadas no combate ao coronavírus em Pernambuco, a Ouvidoria-Geral do Governo do Estado iniciou a ampliação no seu atendimento. Já a partir de amanhã (17), o telefone 162 (ligação gratuita de telefone fixo ou celular) funcionará das 7h às 19h, de domingo a domingo. Além disso, o cidadão ainda poderá realizar sua manifestação por meio do site (www.ouvidoria.pe.gov.br) ou e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A determinação é que todas as demandas sejam respondidas num prazo de até 24 horas.

“Entendemos que estamos, novamente, atravessando um momento em que é preciso unir esforços para nortear as pessoas sobre as novas determinações do Governo. Esses 11 dias são determinantes para tentarmos reduzir o contágio pela Covid-19. A ampliação do trabalho da Ouvidoria-Geral do Estado vem para somar esforços a todas as outras ações que o Governo Paulo Câmara vem fazendo para conter a disseminação da pandemia em Pernambuco”, comentou a secretária da Controladoria-Geral e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet.

A secretária reforça que essa ampliação da ouvidoria e o prazo de resposta de até 24 horas são voltados, exclusivamente, para atender pessoas que ainda estão em dúvida sobre a quarentena, que se inicia na próxima quinta-feira (18) e segue até o dia 28 de março. “O funcionamento das atividades autorizadas e dos serviços essenciais e a fiscalização que será realizada pelo governo serão a nossa prioridade nesse momento. As demais manifestações seguem com o prazo normal previsto em lei, que é de 20 dias”, explicou.

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