
A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seccional Pernambuco (ABO/PE) celebrou o Dia Nacional do Ouvidor, comemorado em 16 de março, com o lançamento da Coletânea de Boas Práticas das Ouvidorias para a Melhoria do Clima Organizacional (2025).
A publicação é um convite à reflexão sobre os desafios e as possibilidades de atuação dos ouvidores no cenário organizacional. Com autoria e revisão de Karla Júlia Marcelino e diagramação de Sabrina Ribeiro, a edição de 2025 reúne dez artigos que aprofundam o papel estratégico das ouvidorias como agentes de transformação nas organizações.
A coletânea aborda temas cruciais para a gestão de pessoas e para ambientes de trabalho saudáveis, entre eles a contribuição da ouvidoria na humanização do ambiente de trabalho, competências comportamentais essenciais para o ouvidor, a prevenção e o combate aos assédios moral e sexual — com análises sobre suas consequências psicológicas —, a interface entre clima organizacional, assédio e adoecimento mental, além de atribuições e boas práticas para comissões de apuração de denúncias e compliance, entre outros temas. A coletânea completa está disponível na página de publicações da ABO/PE.
Está prevista para dezembro de 2026 a segunda edição da Coletânea de Artigos da ABO/PE, reunindo relatos de experiências, reflexões práticas, artigos de opinião e boas práticas no campo da ouvidoria, da mediação e do atendimento ao cidadão.

