A Ouvidoria Municipal de Afogados da Ingazeira instalada no Sertão do Pajeú é pioneira no interior de Pernambuco. A Ouvidoria foi criada pela Lei Municipal Complementar 0006/2008 de 18 de dezembro de 2008 inserida no organograma da Secretaria Municipal de Controle Interno e passou a funcionar em 2009. Para atender aos objetivos da Ouvidoria, procuramos nos filiar à Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) e participarmos ativamente de todas as ações de capacitações em: Fóruns, reuniões, cursos e congressos promovidos pela ABO.
Internamente, por saber que a Ouvidoria não trabalha sozinha, no início, foram realizadas reuniões com Secretários Municipais, com interlocutores de cada Secretaria, com representantes dos Conselhos de Bairros e Programas de Rádio, pelo fato de que a implantação da Ouvidoria era novidade para a atual gestão e também não havia nenhuma referência na região.
A cultura da democracia participativa ainda não é plena no município, mas há uma compreensão da população e instituições em reconhecer a importância da Ouvidoria como canal de escuta e recepção dos anseios da sociedade. Hoje, esse sentimento já é visível na comunidade pela quantidade das demandas que chegam a esta Ouvidoria e pela credibilidade e confiança perante a população e as instituições.