NOTÍCIAS

Câmara recebe visita da Associação Brasileira de Ouvidores

Servir como um canal de interlocução com a sociedade. É esse o papel da Ouvidoria da Câmara do Recife, órgão criado em 2013 e que foi tema de discussão em um encontro promovido nesta quinta-feira (13), na Casa de José Mariano. Na ocasião, o presidente do Poder Legislativo, vereador Romerinho Jatobá (PSB) e o ouvidor-geral da Câmara, vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), receberam uma comitiva da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO).

Durante a visita, um dos assuntos em debate foi a possível associação do Poder Legislativo municipal à ABO. De acordo com Romerinho Jatobá, a medida seria mais um passo da Ouvidoria na construção de parcerias externas. “A gente tem feito uma interface com a Prefeitura e, agora, com a Associação Brasileira”, disse. “É importante a gente ter o vereador Marco Aurélio Filho à frente da Ouvidoria da nossa Casa para fazer essa troca de informações e experiências com a cidade e com outras cidades do país”.

O presidente não deixou de destacar a importância da Ouvidoria para a manutenção de laços entre a Câmara e a população. “É importante a gente estar aberto e em conversa com a população em geral. Eu tenho, ao longo desse nosso mandato de presidente, tentado estreitar cada vez mais a relação da Câmara com o cidadão, para que ele passe a conhecer o trabalho do vereador e para que o vereador possa mostrar cada vez mais o que vem sendo feito aqui. A gente tem um Casa de 39 vereadores que trabalham muito pela cidade”.

Marco Aurélio Filho também salientou a relevância das ações desempenhadas pelo órgão. “A Ouvidoria tem essa função de aproximar ainda mais as pessoas, os cidadãos, dos serviços públicas. A nossa Ouvidoria da Câmara Municipal do Recife tem desempenhado um importante papel. Aqui, eu destaco os nossos servidores, que estão na construção pela melhoria desse serviço”.

Na reunião, a presidente da seccional pernambucana da ABO, Izabela Mendes, defendeu a associação da Câmara à entidade. De acordo com ela, a parceria poderia fortalecer tecnicamente a Ouvidoria do Poder Legislativo municipal – que, por sua vez, estaria ainda mais apta a fornecer retornos para a sociedade. “A Ouvidoria tem um papel importantíssimo para a população, que recorre e acredita muito no trabalho dela. A partir do momento em que a gente dá visibilidade à Ouvidoria da Câmara do Recife, ela vai ter um instrumento, que é a demanda do cidadão, para transformar isso em ações para futuros projetos para a cidade”.

Também participaram do encontro o secretário de Coordenação Geral da Câmara, Jaime Paiva, o subprocurador da Casa, Carlos Albuquerque, e servidores do Poder Legislativo municipal. 

Via: https://www.recife.pe.leg.br/comunicacao/noticias/2023/07/camara-recebe-visita-da-associacao-brasileira-de-ouvidores

© 2017 - 2023 - Associação Brasileira de Ouvidores / Ombudsman - Seccional Pernambuco | CNPJ: 06.095.359/0001-76

Pesquisar